Header Ads

Como desativar o Firewall do Windows ou adicionar exceção de um programa

Como desativar o Firewall do Windows ou adicionar exceção de um programa

Ocasionalmente é necessário desativar o firewall seja para rodar um programa, ou por uma incompatibilidade que te impeça de realizar certa tarefa. Antes de ensinar como desativar aqui vai uma pequenininho conceituação do que é Firewall:

O que é Firewall

O Firewall é uma proteção para seu computador, impede que arquivos ou programas maliciosos afetem seu computador, porém mantém o fluxo dos dados normais para a utilização do computador. Como em sua tradução firewall significa parede de fogo como uma forma de barreira e tem um papel importante na segurança do usuário.

Deixando claro isso, informamos que tome cuidado, saiba o porque está desativando o Firewall, as vezes sim é necessário desativa-ló, no entanto deve ser feito com cuidado. (Uma opção é adicionar uma exceção dentro do firewall para que possa permitir o uso de um programa sem seu bloqueio).

Siga o tutorial abaixo para desativar seu Firewall:

1 - Clique em no botão iniciar do Windows.  2 - Pesquise por Painel de Controle se seu Windows é o 8 para cima, ou clique no texto Painel de Controle que é exibido no menu iniciar caso seja Windows 7 para baixo.
1 - Clique no botão iniciar do Windows.
2 - Pesquise por Painel de Controle se seu Windows é o 8 para cima, ou clique no texto Painel de Controle que é exibido no menu iniciar caso seja Windows 7 para baixo.

3 - Agora acesse a opção Sistema e Segurança.
3 - Agora acesse a opção Sistema e Segurança.

4 - Vá até Firewall do Windows.
4 - Vá até Firewall do Windows.

5 - Agora no painel do lado esquerdo vá até Ativar ou Desativar o Firewall do Windows.
5 - Agora no painel do lado esquerdo vá até Ativar ou Desativar o Firewall do Windows.

6 - Agora em configuração do local de redes de casa ou do trabalho (particular) marque a opção Desativar o Firewall do Windows (não recomendado).  7 - Em configurações de local de rede pública marque também Desativar o Firewall do Windows (não recomendado).    Pronto seu firewall está desativado!  Mas em vez de desativar você queira apenas adicionar uma exceção de um programa faça o seguinte:
6 - Agora em configuração do local de redes de casa ou do trabalho (particular) marque a opção Desativar o Firewall do Windows (não recomendado).
7 - Em configurações de local de rede pública marque também Desativar o Firewall do Windows (não recomendado).

Pronto seu firewall está desativado!
Mas em vez de desativar você queira apenas adicionar uma exceção de um programa faça o seguinte:

Volte até a aba Firewall do Windows que pode ser visto no passo 5.  8 - Agora clique em Permitir um programa ou recursos pelo Firewall do Windows.
Volte até a aba Firewall do Windows que pode ser visto no passo 5.
8 - Agora clique em Permitir um programa ou recursos pelo Firewall do Windows.

9 - Para achar o programa em que quer adicionar a exceção clique em Permitir outro programa...
9 - Para achar o programa em que quer adicionar a exceção clique em Permitir outro programa...


10 - Procure o programa que deseja na lista que é exibida, caso não apareça nessa lista clique em procurar e vá até aonde está o programa e selecione-o.  11 - Clique agora em adicionar.
10 - Procure o programa que deseja na lista que é exibida, caso não apareça nessa lista clique em procurar e vá até aonde o programa está e selecione-o.
11 - Clique agora em adicionar.

 12 - Marque as caixinhas para habilitar a exceção.  13 - Por fim clique em OK.

12 - Marque as caixinhas para habilitar a exceção.
13 - Por fim clique em OK.

Dessa forma você adicionará exceção a utilização do programa sem que tenha que desativar o Firewall mantendo assim sua segurança.

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo, gostaríamos muito de saber sua opinião, dúvida ou sugestão. :)

Tecnologia do Blogger.