Header Ads

Processador de computador: O que é e como funciona - Aprendendo sobre Hardware

Quadro Canal Assistec - Aprendendo sobre Hardware

Processador em inglês CPU "Central Process Unit" que significa Unidade Central de Processamento, realiza a parte lógica do computador, sendo comparado em termos gerais para melhor compreendimento com o Cérebro Humano.

Função do processador

O processador tem sua função em "processar dados" ou seja ele é responsável por executar e resolver instruções com operações matemáticas e lógicas, em outras palavras realiza cálculos.

Os dados recebidos pelo processador é em forma de sistema de numeração binária (0 e 1).
Função do processador

O que é cache?

Cache é a memória do processador, embora o espaço não seja muito grande, é muito importante para o acesso rapidamente a dados, não sendo necessário recorrer aos dados armazenados na memória e no HD.

O que é cache?

O que é LGA, ZIF e Socket?

Socket na verdade é a parte da placa-mãe (leia o artigo Placa mãe de computador: O que é e como funciona) mas é necessário que o formato do Socket seja o mesmo do processador para que se possa encaixar corretamente. 
O que é LGA, ZIF e Socket?

LGA (Land grid array ) é um padrão de socket lançado pela Intel em que os pinos de contato ficam na placa-mãe e não mais no processador.

Já o ZIF:
ZIF  "(Zero Insertion Force), também conhecido como LIF (Low Insertion Force), que possui uma alavanca que instala e remove o processador do soquete sem a necessidade do usuário ou do técnico de fazer pressão sobre o processador, diminuindo bastante as chances de se quebrar ou entortar pinos na hora da instalação ou remoção de um processador." (CLUBE DO HARDWARE, 2006).
O ZIF Segue o padrão que é encontrado nos processadores da AMD, em que os pinos de contato ficam no próprio processador.


CLOCK

Clock indica a velocidade em que os pulsos são realizados. Quanto mais pulsos mais rapido é o processamento das instruções.
"O relógio (clock) do processor é responsável por gerar pulsos cuja duração é chamada de ciclo. O ciclo é a unidade mínima de tempo do processador. A quantidade de vezes em que este pulso se repete em um segundo define a unidade de medida do relógio, denominada freqüência." (EQUIPE DIGERATI BOOKS, 2008).

CLOCK
Sinal de clock. Fonte: Clube do Hardware

Núcleos (core)

Núcleos são aos subdivisões de tarefas do processador, antigamente havia processadores single-core (um núcleo) que realizava todo o processamento. Hoje temos processadores dual-core (dois núcleos), quad-core (quatro núcleos) assim sucessivamente, isso faz com que as tarefas sejam realizadas mais rápidamente, além de poder ser feita mais instruções ao mesmo tempo.
"Historicamente, núcleos processam dados dentro de um processador. Quanto mais núcleos você tiver trabalhando juntos, mais rapidamente o computador irá executar as tarefas. Núcleos de CPU foram projetados para tarefas seriais, como aplicativos de produtividade, enquanto GPUs foram projetadas para tarefas mais paralelas e exigentes em termos gráficos, como edição de vídeo, jogos e navegação avançada na Web." (AMD).
Uma tecnologia utilizada atualmente é do Hyper-Treading (Hiper-processamento) que simula os núcleos lógicos, fazendo que processadores dual-core como Pentium, tenham 2 núcleos e 4 treading e consigam um "gás" a mais na hora de realizar as instruções.
"A tecnologia Hyper-Threading Intel® usa os recursos do processador com mais eficiência, permitindo que múltiplos threads sejam executados em cada núcleo." (INTEL).
Núcleos (core)

CONCLUINDO 

O processador é como seu cérebro, recebe entradas de dados e instruções, processa tudo e tem uma saída de informação. A velocidade de cálculo dos processadores é intensamente rápida, e necessária para realizar todas as tarefas do dia a dia do seu computador. Para o desempenho, terá como influência o CLOCK, quantidade de núcleo, Cache além de algumas outra coisas. Quando for comprar um processador deve-se levar em consideração também o socket, que variam das marcas Intel para a AMD, e até mesmo dentro dessas marcas tem a variação conforme a geração do processador.
Integrando o processador a todo resto do sistema, possibilita você utilizar os programas e jogos de seu computador.

O Conteúdo dessa série é básico, sendo abordado o assunto de modo geral de forma mais simples para dar apenas um  compreendimento básico do que se trata. Para saber mais sugiro que busque outros conteúdos aqui dentro do blog e fora dele também. Poderá também conter alguns erros, e estes poderão sofrer mudanças sem aviso prévio. Caso encontre algum erro nos comunique.

Referências:

AMD. Núcleos de computação AMD. Disponível em: <http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/processors-for-business/compute-cores>. Acesso em: 16 set. 2017.

CLUBE DO HARDWARE. Lista Completa de Soquetes de Processadores, 2006. Disponível em: <http://www.clubedohardware.com.br/artigos/processadores/lista-completa-de-soquetes-de-processadores-r34697/>. Acesso em: 16 set. 2017. 

EQUIPE DIGERATI BOOKS. Guia prático de hardware. São Paulo: Digerati Books, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=BOdF9xGbvjQC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 16 set. 2017.

INTEL. Tecnologia Hyper-Threading Intel. Disponível em: <https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/hyper-threading/hyper-threading-technology.html>. Acesso em: 16 set. 2017.

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo, gostaríamos muito de saber sua opinião, dúvida ou sugestão. :)

Tecnologia do Blogger.