Header Ads

Notebook se desligando: Possível causa e solução


Desligamento de notebook, possível causa o aquecimento do sistema.

Fala galera, trazendo mais uma dica para vocês, principalmente para quem está com seu notebook ou até mesmo computador se desligando depois de alguns segundos ligados. Veja as possíveis causas e soluções para esse problema com o tutorial em vídeo e escrito logo abaixo:

Obs: desculpem a qualidade de áudio, foi gravado com microfone ruim do celular.

Causas

  1. O que geralmente acontece é um superaquecimento em alguma parte do seu equipamento, muito provável no processador, seja por o cooler está mal encaixado, quebrado, queimado, pasta térmica ressecada, ou o sistema de refrigeração não está dando conta de refrigerar de maneira correta, e para não danificar nenhum componente o próprio sistema acaba desligando ou reiniciando. 
  2. Outro componente que pode está aquecendo é o chipset da placa mãe, onde muito notebooks não vem com dissipador em cima, assim não consegue se dissipar o calor também podendo causa o desligamento ou reiniciamento do notebook, foi o caso se um notebook em que comprei. 
  3. Alguns casos que vale citar é de problema na bateria, que não segura mais carga e se não estiver na tomada acaba se desligando.

Chipset do notebook esquentando e desligando o sistema
Notebook com aquecimento no chipset. Está sem dissipador de calor

Solução

  1. Você ou o técnico de sua confiança deveram abrir o notebook e verificar o atual situação que ele se encontra, ver se o cooler está funcionando tudo certo ou se vai ser necessário sua substituição (encontre um igual ou que tenha a refrigeração melhor que o atual, pois se for menor poderá mesmo assim aquecer e se desligar), verificar também se ele está bem encaixado mas de forma que não cause uma grande pressão sobre o processador, faça a limpeza dos componentes, da placa mãe e substitua a pasta térmica. 
  2. Se com o processador estiver tudo ok, veja como está o chipset, se aquece demais e não tenha nenhum sistema de dissipação deverá tentar achar algo que se adapte a seu equipamento, no caso já utilizei um dissipador que estava em um chipset de placa mãe, modificando sua altura de forma que encostasse na tampa traseira do notebook Tente encontrar um thermalpad que é uma especie de "pasta térmica", coloque sobre a área de contato do chipset e só depois fixe o dissipador, no meu caso não tinha onde eu prender o chipset, mas o a própria "cola" do thermalpad, se assim podemos chamar, segurava o dissipador fixo.
  3. Por último caso seja problema na bateria, deverá buscar alguém que repare esse equipamento, muito embora que eu acho que isso seja difícil, assim sendo deverá substituir a mesma.

Temperatura no notebook diminuiu após instalar o thermalpad e dissipador.
Notebook com thermalpad e dissipador, temperatura diminui e sistema continua ligado.
E ai, era o que precisava? Solucionou o problema? Tem alguma dúvida ainda? Deixe nos comentários. Até a próxima.


Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo, gostaríamos muito de saber sua opinião, dúvida ou sugestão. :)

Tecnologia do Blogger.